Gostaríamos de informá-los sobre o início de uma importante iniciativa que acontecerá no seu polo EaD em parceria com a SEDIS, PPgITE e CAPES: o Curso de Formação em Inovação Educacional em Matemática (Inovática), destinado aos estudantes das licenciaturas em Pedagogia e Matemática da UFRN dos seguintes polos: Currais Novos, Lages, Luís Gomes, Macaíba, Macau, Martins, Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante.
O projeto busca oferecer num único espaço a sistematização de recursos para o ensino de Matemática, mapeados e catalogados segundo as habilidades listadas na BNCC. A crescente demanda por inovação pedagógica na Educação Básica, impulsionada pelas tecnologias digitais, requer uma formação contínua e atualizada dos docentes. Nesse contexto, o curso Inovática surge como uma iniciativa estratégica, destinada a formar futuros professores das licenciaturas em Pedagogia e Matemática.
O curso Inovátiva possui o objetivo incentivar a inovação pedagógica por meio da disseminação de recursos e ferramentas digitais disponíveis na Plataforma OBAMA, visando atender às demandas formativas de professores da Educação Básica e promover práticas pedagógicas inovadoras.
As inscrições estão abertas a partir de hoje, 27 de agosto, e vão até o dia 14 de setembro. O curso acontecerá na modalidade semipresencial e está estruturado em quatro módulos, oferecidos através da plataforma Moodle Mandacaru. Além das atividades online, haverá dois encontros presenciais: o primeiro será uma sessão de abertura e acolhimento dos participantes no polo, enquanto o segundo marcará o encerramento do curso. Esses encontros têm o propósito de fortalecer a integração entre os participantes e proporcionar um espaço para discussões e reflexões presenciais sobre os conteúdos abordados.
Inicialmente, o curso formará estudantes de licenciaturas em Pedagogia e Matemática, instruindo-os a utilizar a Plataforma OBAMA e seus recursos. Posteriormente, esses estudantes estarão aptos a replicar essa formação para docentes da Educação Básica nos municípios atendidos pelos polos UAB.
Essa estratégia visa à disseminação ampla da Plataforma OBAMA, que inclui um referatório de Objetos de Aprendizagem (OAs), um ambiente para a produção e compartilhamento de planos de aula, e trilhas de aprendizagem sobre ferramentas online.
Esta formação não se limita à apresentação de recursos e ferramentas digitais, mas também aborda como integrá-los em aulas e sequências didáticas que colocam o aprendiz no centro do processo de ensino.
O modelo de disseminação focado nos polos de apoio presencial tem um grande potencial de escala e abrangência, pois contempla diferentes municípios e regiões do estado, contando com a formação e o apoio de um grande número de estudantes. Isso favorece a propagação e a influência dos conhecimentos gerados, ampliando o impacto da inovação pedagógica.
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