Ceres promove palestra sobre violência contra a mulher

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notícias da UFRN em destaque!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 Hecléia Machado de Agecom/UFRN

O projeto de extensão Gênero, raça e sexualidades nos movimentos sociais do Seridó potiguar, coordenado pela professora Larissa Jacheta Riberti, do Departamento de História do Centro de Ensino Superior do Seridó (DHC/Ceres), promove a palestra Violência contra a mulher: uma questão de raça e classe. O evento de conscientização será realizado no dia 25 e terá duração de duas horas, com 30 minutos para exposição da palestrante.

A palestra é um desdobramento das ações que marcam o Dia Internacional de Luta contra a Violência à Mulher, data que é marcada por ações de protesto, atos de resistência por meio de manifestações ou, como é o caso da palestra, ações educativas. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas em razão do assassinato de três irmãs, Pátria, Minerva e María Teresa, assassinadas no mesmo dia, em 1960, pelo governo do ditador Rafael Trujillo, na República Dominicana. A ocasião é uma forma de clamar por mais segurança e respeito às mulheres, principalmente no contexto da América Latina, região marcada por altos índices de violência e feminicídio. 

Contando com uma palestrante que possui ampla gama de produções acadêmicas focadas em não só identificar causas para a alta incidência de morticínio feminino, mas também em investigar os padrões regionais, sociais e de raça, a palestra reflete esse trabalho teórico, enfatizando os aspectos mais velados e socialmente estruturais que marcam a violência contra corpos femininos.

Assim como o projeto de extensão do qual a palestra é originada, o evento será sobre o gênero feminino e aberto a todos os interessados no tema. A transmissão será realizada via canal do YouTube do Estudos de Gênero UFRN, às 19h.


Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/52999/dhc-promove-palestra-sobre-violencia-contra-a-mulher

Comentários