Estudo realizado por pesquisadores da UFRN participa do trabalho mais citado no mundo na área de Biodiversidade


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notícias da UFRN em destaque!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Alícia Araripe de Agecom/UFRN

O Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (OCTI) do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), divulgou, neste mês, um boletim denominado Panorama da Ciência Brasileira: 2015-2020, que tem como objetivo apontar as principais pesquisas nacionais realizadas nos últimos anos sobre questões e desafios globais.

O documento apresenta uma lista com os 10 artigos mais citados no cluster Biodiversidade e, entre eles, está um trabalho de colaboração internacional publicado em coautoria com o professor José Luiz Attayde, do Departamento de Ecologia da UFRN, e seus ex-alunos Rosemberg Fernandes Menezes, aluno do PPG em Ecologia, e Francisco Rafael Souza Freitas, do PPG em Engenharia Sanitária e Ambiental.

O trabalho intitulado Ecological impacts of global warming and water abstraction on lakes and reservoirs due to changes in water level and related changes in salinity  foi publicado em 2015 na revista Hydrobiologia e contou com a participação do Grupo de Pesquisa em Ecologia e Microbiologia Aquática da UFRN, em parceria com pesquisadores da Dinamarca, Estónia, Turquia, Grécia, Espanha, Itália, Israel e Reino Unido.

A pesquisa se baseia em uma revisão do monitoramento de longo prazo de sete lagos e reservatórios, tendo o açude Cruzeta, localizado na região do Seridó do estado, como um deles, e discute tópicos como as mudanças no nível da água e na salinidade da água, relacionadas às mudanças climáticas e à captação de água para usos humanos, afetam a biodiversidade, a estrutura e o funcionamento dos lagos e reservatórios bem como a qualidade ambiental desses ecossistemas.

Além disso, os autores destacam algumas perspectivas de pesquisas futuras necessárias para melhorar o conhecimento sobre os efeitos desses impactos antropogênicos nos ecossistemas aquáticos estudados.

Panorama da Ciência Brasileira: 2015-2020 completo pode ser encontrado no site do CGGE, já o estudo realizado pelos pesquisadores da UFRN está disponível para download gratuito.


Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/48203/estudo-realizado-por-pesquisadores-da-ufrn-participa-do-trabalho-mais-citado-no-mundo-na-area-de-biodiversidade

Comentários