PROSEANDO SOBRE NOSSAS PROSAS

 


Hadoock Ezequiel

31/03/2021

 


            Muitos dos autores potiguares, de alguma forma, acabam não sendo conhecidos pelos leitores. Às vezes, seus livros ficam anos esquecidos nas prateleiras de alguma biblioteca, esperando ansiosos que alguém os pegue pela mão e os leiam. Esses dias, um deles teve essa oportunidade! Passeando pelas prateleiras da Biblioteca Pública, de Currais Novos,  Dr. Antônio Othon Filho, como um beija-flor à procura de flores, deparei-me sem querer com o Livro Fábulas em prosa e poesia, do autor Ernandes da Cunha.


            
Ernandes nasceu no ano de 1948, no Sítio Boa Vista, no município de Currais Novos/RN. Cursou até o terceiro ano, no grupo escolar da sua comunidade e continuou seus estudos no Seminário santo Cura d’Ars, em Caicó. Também estudou no Seminário de São Pedro, em Natal, nos anos de 1966 a 1965. Cursou Direito na Faculdade de Direito da Ribeira, em natal em 1973. O autor já publicou as seguintes obras: Uma mulher no Vaticano (romance),2004; Memórias Campestres (memórias), 2005 e Fábulas e Prosa e Poesia, em 2006.

Trabalhando a mais de uma década nas escolas do município de Currais Novos e São José do Seridó/RN, em escolas públicas, desconhecia tal autor e obra. O livro, como o próprio título denuncia, está dividido em duas partes, sendo a primeira constituído de fábulas em prosa e a segunda em poesia.  As prosas apresentadas no livro, são histórias que parecem remontar a memória da infância do autor, revestida por cenários e personagens do sertão potiguar.

Com uma leitura agradável, o livro nos prende às suas páginas. Quem o pega para lê-lo, não quer mais soltá-lo, até que chegue no ponto final da última fábula. Para Cunha (2006), nas suas observações sobre o autor, afirma que Ernandes costuma dizer que constrói suas fábulas “do nada”. Do nada, também encontrei o seu livro e espero que os leitores possam também se encontrar com essa leitura prazerosa. 

 

Referências

CUNHA, Francisco Ernandes da. Fábulas em Prosa e Poesia. Rio – São Paulo – Fortaleza: ABC Editora, 2006.




Comentários