Pesquisa busca avaliar impacto do confinamento nas atividades físicas

   - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notícias da UFRN em destaque!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Marcone Maffezzolli de CCS/UFRN
Reunir dados que ajudem a entender como o isolamento social impacta nas práticas corporais de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Essa é a finalidade do questionário aplicado pelo Departamento de Educação Física (DEF) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em parceria com a Universidade de Montpellier (França). Os interessados em contribuir com a pesquisa devem responder o questionário on-line.  

As informações coletadas vão subsidiar o Estudo sobre atividades físicas nos períodos de confinamento no Brasil e na França, que vai permitir traçar um comparativo entre os dois países. O trabalho resulta de um Acordo de Cooperação Internacional que envolve o DEF e o Programa de Pós Graduação em Educação Física (PPGEF) da UFRN e a Universidade de Montpellier. As atividades estão sendo coordenadas pela professora Maria Isabel Brandão (DEF) e pelo professor Eric Perera (U. Montpellier). O público-alvo da pesquisa são os estudantes de graduação e pós-graduação da UFRN e demais universidades.

Com o isolamento social, decorrente da pandemia de covid-19, os estudantes tiveram dificuldades para manter as atividades físicas durante o período de confinamento. Muitos suspenderam ou reduziram a frequência de práticas corporais como jogos, danças, caminhadas no parque, andar de bicicleta, fazer yoga e outras atividades esportivas e de lazer, apesar de serem conhecidos os efeitos positivos que essas práticas podem proporcionar.

Diante desse quadro os pesquisadores querem saber: quais os impactos dos períodos de confinamento nas atividades físicas, se a situação social influenciou sobre essas atividades e se é possível perceber as consequências sociais e para a saúde de uma mudança nas atividades físicas durante esses períodos.

Para acessar o questionário clique no link ou use o QR Code da imagem 

Comentários