Um ano de pandemia: Facisa executa planos para conter a covid-19

 

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notícias da UFRN em destaque!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Prédio da Facisa – Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

“Há muita dificuldade em se fazer cumprir as medidas de segurança para contenção da transmissão do vírus. A cidade [Santa Cruz/RN] tem números crescentes de casos de covid-19 e capacidade muito reduzida de internação”. Joana Cristina, diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (Facisa/UFRN), faz um balanço sobre os impactos do Sars-CoV-2  — enfrentados pela instituição —, que também assola todo o país. 

Após um ano de pandemia, a Facisa construiu uma trajetória de desafios e, ao mesmo tempo, de planejamento, com o objetivo de frear o avanço da doença. Em 2020, a instituição procurou treinar seus terceirizados para limpar as dependências da faculdade em prevenção à covid-19, realizou atendimento voltado à comunidade universitária e capacitou quase 250 profissionais de saúde para combater a pandemia, por meio do projeto Capacitação para o manejo de pacientes com COVID-19 para profissionais da V região de saúde do RN. 

No momento, com menos de dois meses de atividades, o Laboratório de Análises Moleculares Avançadas (AMALab) já ultrapassa a marca de 3000 laudos de exames emitidos, divulgando também um painel de monitoramento da covid-19 no seu Instagram. Entre esses exames, após o Carnaval, o laboratório observou uma crescente positividade das amostras analisadas, em reflexo da dificuldade de evitar e conter aglomerações durante o feriado.

Extensão, ensino e monitoramento do coronavírus

Além disso, as ações de extensão da Facisa, assim como as demais atividades desenvolvidas pelos setores acadêmico e administrativo, foram executadas em formato remoto no início da pandemia. No começo, o objetivo era propor materiais educativos. Assim, a instituição publicou:

  • Material educativo com orientações para uso da ventilação mecânica (geral);
  • Cartilha de lesões de pele relacionadas ao uso de dispositivos médicos no enfrentamento ao COVID-19;
  • Cartilha com orientações nutricionais na ansiedade em tempos de Covid-19;
  • Material educativo com proposta de plano de cuidados de enfermagem contra a COVID-19; 
  • Guia de autocuidado e saúde mental: edição para universitários.

Em termos de ensino, a instituição procurou orientar a comunidade acadêmica para acompanhar as aulas a distância. Para monitorar o ensino remoto, foram criadas três comissões: a Comissão de Estudos das Atividades de Ensino no Contexto da Pandemia; a Comissão Interna de Avaliação do Retorno das Atividades de Ensino no âmbito da faculdade; e outra comissão para análise das respostas aos questionários aplicados sobre Ensino Remoto. 

Para monitorar os casos de covid-19, a Facisa criou as Comissões de Monitoramento COVID-19, que observou a condição de saúde de servidores efetivos, colaboradores terceirizados que estejam em trabalho presencial e alunos que moram na residência universitária ou que estão em atividades presenciais, através de contato por e-mail, telefone ou mensagens instantâneas.

Parcerias com outras instituições

O Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB) recebeu assistência com materiais da Facisa, para a rede municipal de saúde e da 5ª Região de Saúde do Estado do RN. O hospital conseguiu materiais como álcool 70%, EPIs, ventilador mecânico, oxímetros de uso adulto e infantil, tenda, entre outros.

A Facisa também vem estabelecendo parcerias com a Prefeitura Municipal de Santa Cruz/RN, com a cessão de equipamentos e materiais para a Secretaria Municipal de Saúde de cidade e na construção conjunta de Plano de contingenciamento Pandemia da Covid-19 na região do Trairi.

A diretora da Facisa, Joana Cristina, ressalta que o empenho em combater a pandemia continua com a “avaliação periódica do cenário da pandemia, quanto à viabilidade de atividades presenciais e a garantia do cumprimento do protocolo de biossegurança da UFRN na FACISA, além da apresentação e atualização do plano de retorno gradual e seguro das atividades presenciais”.


Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/45293/um-ano-de-pandemia-facisa-executa-planos-para-conter-a-covid-19


Comentários