Estudante com baixa visão supera dificuldades e conclui História EaD na UFRN

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notícias da UFRN em destaque!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Bruno Cássio de Setor de Mídias da SEDIS

Aos 58 anos, Josimar Tavares Medeiros, morador de Florânia, na Região Seridó Potiguar, distante cerca de 220 quilômetros de Natal, realizou um sonho antigo: a conclusão do curso de História a Distância. “Se você tem um sonho, lute, não desista, devemos sempre olhar em frente”, enfatiza o aluno do Polo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Currais Novos, que, há 20 anos, convive com complicações do diabetes, a principal delas é a baixa visão.

 

Com o objetivo de auxiliar estudantes que possuem algum tipo de deficiência, em 2013, foi criado o Setor de Acessibilidade da Secretaria de Educação a Distância (SEDIS/UFRN). “A acessibilidade da SEDIS foi muito importante na conclusão dessa Graduação, além do problema de saúde, tinha grandes dificuldades para o uso da internet, a equipe me trouxe esperança, proporcionando novas possibilidades”, comentou Josimar ao falar sobre o apoio que recebeu ao longo da graduação EaD.

 

Para Elizabeth Ferreira, designer educacional e gerente de fluxo do Setor de Acessibilidade da SEDIS/UFRN, o êxito de Josimar na Graduação mostra que além da adaptação de materiais didáticos, fazemos também um trabalho de acolhimento e de motivação junto a esses estudantes que, muitas vezes, ficam desamparados dentro de um ambiente acadêmico. Ao todo, 19 discentes são atendidos, atualmente, pelo Setor.

 

A partir do apoio recebido, as dificuldades com a baixa visão não foram capazes de impedir a definição de novas metas para o futuro. “Diante dos conhecimentos adquiridos, cresceu, ainda mais, o meu interesse na preservação da história do meu município”. Nos próximos dias, ele colocará em prática o Projeto “Nossa História em Cores”, com a realização de oficinas de educação patrimonial para crianças e jovens, resgate dos folguedos populares e da culinária regional.

 

EaD aproxima

 

Nesta sexta-feira, 5, será realizada, a partir das 18h, a Colação de Grau Coletiva Virtual, de alunos dos cursos de Administração Pública, Ciências Biológicas, Educação Física, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química dos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Lajes, Luís Gomes, Macau, Marcelino Vieira, Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. A solenidade será transmitida pelo Canal da SEDIS no YouTube.

 

Josimar Medeiros é um dos formandos que estavam ansiosos para a chegada desse momento. Para a Secretária de Educação a Distância da UFRN, Carmem Rêgo, a formatura de novos alunos em cursos de Graduação EaD representa a inclusão social de pessoas que não teriam condições de frequentar o espaço acadêmico, por conta da distância dos centros universitários. “É a UFRN marcando presença na vida de quem achava que tinha sonhos distantes de serem realizados”, complementa. 


Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/44154/estudante-com-baixa-visao-supera-dificuldades-e-conclui-curso-historia-ead-na-ufrn

Comentários