Despertar da Ciência

  - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Notícias da UFRN em destaque!

 - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Vilma Torres de Agecom

Professor Carlos Alberto Martinez Huitle

Carlos Alberto Martinez Huitle, do Instituto de Química, é um dos sete professores da UFRN que estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo, segundo o estudo da PLOS Biology. O ranking foi conduzido por uma equipe da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e tomou como base os dados referentes à produtividade em pesquisa e citações.

Graduado em Química pela Universidad de las Américas-Puebla (México) e doutorado em Ciências Químicas na Università degli Studi di Ferrara, na Itália, Martinez desenvolveu sua carreira em torno de interesses que incluem processos eletroquímicos de oxidação avançada para tratamento de água, materiais eletrocatalíticos, eletrocatálise, fotocatálise e eletroanálise.

O pesquisador desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos, Eletroanalítica, Eletroquímica, Análise de Traços e Química Ambiental, Controle da Poluição e Química. No ano passado, desenvolveu pesquisas sobre tratamento de Efluentes Industriais e solos contaminados por processos oxidativos avançados e fitoremediação e esteve envolvido com o Programa de Recursos Humanos em Biocombustíveis e Energias Renováveis.

Em 2020, desenvolveu pesquisas sobre sensores eletroquímicos miniaturizados e aplicações no monitoramento ambiental de contaminantes emergentes; remediação eletrocinética integrada ao uso de barreiras reativas permeáveis usando grânulos de cortiça para remediação de solos contaminados com hpas; preparação de sensores eletroquímicos para quantificação de fármacos e pesticidas; monitoramento de poluentes emergentes empregando sensores eletroquímicos modificados com cortiça; e processos adsortivos e eletroquímicos aplicados na remoção de contaminantes presentes em águas, efluentes e solos.

Despertar

Ainda criança Carlos participava de olimpíadas de ciências no México, onde nasceu, e diz que este despertar o levou a gostar das ciências. “Esta situação foi importante para que eu fosse incluído e recebesse ajuda em disciplinas como matemática e química dos professores do ensino médio e mais tarde conquistasse uma bolsa de estudos de graduação na universidade”, exemplifica Carlos, para quem o apoio dos professores e da família no estudo da ciência é imprescindível.

Martinez conta que o caminho da pesquisa científica é difícil porém gratificante. “Foi um esforço conjunto. Esse reconhecimento trazido pelo ranking não é só meu, devo agradecer também aos alunos, pesquisadores, professores, colegas e aos gestores que em algum momento me concederam a oportunidade de trabalhar e publicar esses artigos.”

O pesquisador também participa do projeto Aplicação de reatores eletroquímicos em modo serial para o tratamento de efluentes: Dimensionamento e Planta piloto para testes na Estação de Tratamento e Esgoto (ETE) da UFRN, que faz parte de uma colaboração científica entre pesquisadores de laboratórios de eletroquímica ambiental da UFRN e a Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) para o desenvolvimento de processos de remediação de águas residuais em escala piloto e que busca a aplicação de tecnologias eletroquímicas visando o tratamento de efluentes domésticos e urbanos.

Em 2019, Carlos Huitle se dedicou aos artigos Integrating ZVI-dehalogenation into an electrolytic soil-washing cell; Electrochemical treatment of Produced Water using Ti/Pt and BDD anode; Application of TiO2-nanotubes/PbO2 as an anode for the electrochemical elimination of Acid Red 1 dye; Calcite buffer effects in electrokinetic remediation of clopyralid-polluted soils; Coupling electrokinetic remediation with phytoremediation for depolluting soil with petroleum and the use of electrochemical technologies for treating the effluent generated; Intensification of petroleum elimination in the presence of a surfactant using anodic electrochemical treatment with BDD anode, entre outros.

O pesquisador desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de tratamento e aproveitamento de rejeitos, eletroanalítica e eletroquímica Fotos: Cícero Oliveira

Fonte:https://ufrn.br/imprensa/noticias/42729/despertar-da-ciencia

Comentários