UFRN propõe pesquisas em diversidades potiguares para workshop


Wilson Galvão de Ascom Agência de Inovação/UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), está em processo de construção de um cadastro de pesquisas relacionado às diversidades potiguares. Assim, pesquisadores que tenham projetos finalizados ou em andamento podem fornecer informações até a próxima segunda-feira, 27, através do formulário disponível no link. O objetivo é que as informações possam contribuir para o estabelecimento de parcerias com a indústria de mineração e da sustentabilidade produtiva.

“O foco principal deste registro é prospectar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que facilitem a transformação de conhecimentos e tecnologias em produtos, serviços, processos e sistemas inovadores, possibilitando que as propostas contribuam para prospectar empresas da área de mineração para o estabelecimento de negócios viáveis”, explicou a pró-reitora de pesquisa, Sibele Pergher, que, junto com a professora Marcela Vieira, do Departamento de Geologia,  coordena essa iniciativa.

Elas explicaram que são temas potenciais para o estabelecimento de parcerias, entre outros, prospecção, caracterização e aplicações tecnológicas de minerais e rochas para as diferentes cadeias produtivas; aplicações dos resíduos da indústria de mineração; tecnologias aplicadas para a indústria de mineração; e impacto social e ambiental.


Os proponentes dos projetos selecionados serão convidados a participar de um workshop para apresentação das ideias para a comunidade do RN, que ocorrerá virtualmente em data ainda a ser definida.  

Comentários