Progesp faz balanço sobre adesão docente ao ensino remoto

Williane Silva de Ascom-Reitoria
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN realizou um levantamento sobre a adesão dos docentes ao Período Letivo Suplementar Excepcional (PLSE) e sobre a participação dos professores nas capacitações de ensino remoto ofertadas pela instituição de ensino. Em reunião virtual, os dados foram apresentados aos diretores de Centros, Institutos e Unidades Acadêmicas Especializadas, na última sexta-feira, 3 de julho.
Atualmente, a UFRN possui um total de 2.616 docentes, sendo 2.150 do Magistério Superior, 206 do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e 260 são substitutos. A Progesp apresentou os dados obtidos por meio dos sistemas integrados da universidade e considerou que houve um aumento significativo na adesão dos professores às capacitações. O levantamento servirá para formular estratégias, com o intuito de alcançar o público que ainda não participa dos cursos.
A Progesp registrou 42% de adesão docente ao semestre 2020.5 (PLSE) e observou ainda a faixa etária dos professores que participam do período suplementar, mostrando que 75% estão entre 30 anos ou menos; 42%, com 31 a 40 anos; 42% estão com 41 a 50 anos; 37% têm 51 a 60 anos; e 35% estão com 60 anos de idade ou mais.
Visando auxiliar os docentes na criação, organização e desenvolvimento das atividades acadêmicas por meio de plataformas tecnológicas, atualmente, a instituição oferta dez capacitações, sendo nove autoinstrucionais e uma de educação a distância (EAD). Nos cursos autoinstrucionais, houve um total de 2.157 inscrições, que foram feitas por 645 docentes. Já no curso EAD “Mediação didática com auxílio de tecnologias educacionais”, foram feitas 1.235 inscrições, sendo 977 docentes, 19 técnico-administrativos, sete servidores com outros vínculos e 232 estudantes, o que representa um percentual de 37% de adesão docente.
Para a Progesp, os principais desafios para melhorar a adesão às capacitações são intensificar a divulgação, oferecer novos cursos de curta duração, incentivar o compartilhamento de experiências entre os professores e sensibilizar os docentes em todas as áreas, especialmente nas que apresentaram menor participação.
Adesão docente ao PLSE por setor:
Fonte: Sigaa
Fonte: Sigaa
Adesão docente a pelo menos um curso de capacitação por setor:
Fonte: SIGRH

Fonte: SIGRH


Fonte: https://ufrn.br/imprensa/noticias/37442/progesp-faz-balanco-sobre-adesao-docente-ao-ensino-remoto

Comentários