Professor da UFRN destaca ambiguidades no contexto social da pandemia


Júlio Rocha de Ascom CCHLA
Em artigo publicado na revista internacional de Filosofia, Voluntas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o professor Dax Moraes, do Departamento de Filosofia da UFRN, analisou a ambiguidade no contexto da pandemia, de acordo com observações e reflexões acerca dos primeiros tempos da pandemia e do distanciamento social.
Intitulado “Ambiguidade pandêmica: um ensaio sobre a impessoalidade“, o estudo apresenta a dicotomia de discursos entre o Ocidente e o Oriente em meio ao contexto da covid-19. “A ambiguidade propriamente dita tornou-se um fenômeno político-midiático nos últimos tempos, vindo a ser o berço que acolhe o presente estado de pandemia. Em outras palavras, a pandemia mesma se vê atravessada pela ambiguidade do discurso que a acolhe e dissemina em escala e procedimento igualmente virais”, destaca o professor.
A reflexão da pesquisa que permeia análise de conjunturas econômicas, sociais e morais ressalta ainda que o momento atual, “consiste na abertura de uma reflexão sobre o fato de que a pandemia instaura e instala como nunca, no contexto de uma ‘Era da Informação’, o mais decisivo desenraizamento do humano em relação a seu mundo e seu inevitável transplante para o mundo das representações e do subjetivismo”.

O artigo ainda reflete ambiguidades quanto ao contexto de isolamento social e os cenários esocioeconomicos. O trabalho pode ser conferido na íntegra no link.

Comentários