Notebook reciclável ajuda crianças a aprender a ler


José de Paiva Rebouças de Agecom
Notebook reciclável é feito com produtos encontrados em casa
Pensando no desafio de muitas famílias que tiveram de se adaptar ao ensino remoto devido à pandemia do novo coronavírus, a professora Gracimary Alves Teixeira, da Escola de Saúde da UFRN (ESUFRN), decidiu criar um “notebook reciclável” para ajudar na interação educacional de crianças em idade escolar. A proposta utiliza qualquer material reciclável encontrado em casa e se propõe a ser fonte de inspiração para que as crianças aprendam brincando.
Gracimary é mãe de uma criança de um ano e sete meses que está na fase de repetir tudo. Como ela passa muito tempo no computador por causa do teletrabalho, resolveu construir um notebook para a filha usando tampas de potes de sorvete, papelão, tinta à base de água e fita adesiva. A pequena auxiliou todo o processo. Ao ver o resultado e a empolgação da filha, ela se deu conta de que a brincadeira poderia servir como instrumento pedagógico.
Percebendo que a ideia era boa, a professora resolveu pedir a uma amiga artesã que fizesse outro notebook de brinquedo, só que usando tecido, feltro e velcro para dar de presente a uma sobrinha de seis anos que está em fase de alfabetização. “Para ela deu muito certo porque atraiu sua atenção e despertou interesse em aprender a ler. Antes dizia que não sabia ler por não ter interesse, depois desse notebook reciclável desenrolou a ler de forma prazerosa”, contou Gracimary Teixeira que explica o passo a passo no canal do Instagram de seu projeto de extensão: @maternar_vcsabia.
Professora Gracimary Teixeira criou a proposta brincando com a filha
Segundo ela, as crianças atualmente gostam muito das telas, então essa associação de aprender com um notebook reciclável desperta interesse. Para isso, é utilizado como abordagem a “aprendizagem significativa”, cujo objetivo é oferecer ao estudante uma nova informação de maneira espontânea para reforçar a estrutura do conhecimento do indivíduo. “A abordagem significativa associa o conhecimento prévio da criança para construir um novo conhecimento”, reforça Gracimary.
Conforme a proposta da professora, com base nessa abordagem pedagógica, a ideia atende uma dimensão social porque leva informação para professores, mães e famílias de uma forma atrativa, permitindo às crianças aprenderem letras, palavras, escrita e leitura de forma prazerosa a custo zero. “Se espera com essa ferramenta despertar interesse da criança em aprender brincando e assim facilitar o processo de ensino-aprendizagem, bem como facilitar a vida de quem ensina”, finalizou Gracimary Teixeira.

Comentários