Ceres Currais Novos discute proposta de criação de Faculdade


Hellen Almeida de Agecom
O Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) vai realizar um encontro virtual para discutir a proposta de criação da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais (FELCS) em Currais Novos. A discussão vai acontecer na próxima sexta-feira, 3 de julho, às 9h, no Google Meet e por live, na página do Ceres no Facebook, e é aberta a todo a comunidade acadêmica. Veja mais informações sobre o encontro e link de acesso no Instagram do Ceres.
As discussões sobre a reestruturação do Ceres Currais Novos, com criação de uma nova Unidade Acadêmica, dissociada do Ceres em Caicó, não é recente. Acontecem há alguns anos, e em 2016 esse debate ganhou novos contornos, com a instituição da portaria nº 1.337/16R, do dia 27 de junho daquele ano, que formalizou uma comissão para elaborar uma proposta oficial da reestruturação. 
Segundo o vice-diretor do Ceres, Alexandro Teixeira Gomes, a ideia era buscar caminhos para fortalecer o Campus em Currais Novos, com criação de novos cursos de graduação e pós-graduação, e iniciar o processo de criação de uma nova Unidade Acadêmica. Para isso, foram realizadas pesquisas com estudantes do ensino médio de Currais Novos e cidades vizinhas, para conhecer as necessidades de formação na região, e com a comunidade acadêmica, para se pronunciarem sobre a proposta. Além disso, houve a elaboração de projetos para implementação das novas graduações e pós-graduações.
Alexandro Teixeira ressalta que o documento elaborado pela comissão passa agora a ser discutido com a comunidade do Ceres. “A partir dessa reunião da sexta-feira, vamos ter uma noção se ele será alterado ou se irá encaminhado logo para o Conselho do Centro (Consec), que irá deliberar sobre a proposta”, explica. Ele destaca que se a comunidade acadêmica sentir a necessidade de aprofundar o debate, serão realizadas novas discussões por meio virtual.

O Ceres Currais Novos possui atualmente dois departamentos, o de Letras e o de Ciências Sociais e Humanas. No âmbito da graduação conta com quatro cursos (Administração, Turismo, Letras Português – Inglês e Letras Língua Espanhola. Possui uma pós-graduação, o Mestrado Profissional em Letras (em rede nacional) e sedia um Polo de Ensino a Distância com nove cursos de licenciatura (Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Física, Química e Pedagogia).

Comentários