Professora do Ceres realiza trabalho de arborização na Serra de Santana


Cledna Bezerra de Agecom

A Professora da Departamento de Geografia do CERES/Caicó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rebecca Luna Lucena desenvolveu o trabalho denominado “Arborização urbana da Serra de Santana: conhecer o clima e semear a floresta para o bem viver no Semiárido brasileiro” através do Laboratório de Hidrografia, Climatologia e Cartografia (LAHICC) por meio de um projeto de extensão, em que ela coordena juntamente com a professora Sara Fernandes Flor de Souza. 
O projeto visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de cidades do semiárido do estado, por meio de ações de educação ambiental e arborização urbana, que teve como foco na pesquisa a Serra de Santana, no municipio de Lagoa Nova/RN.
De acordo com a professora Rebeca a importância climática e hídrica da Serra de Santana para o semiárido do RN foi o motivo para tomar como base desenvolver atividades de educação ambiental e arborização na área “tendo em vista que a mesma tem sido historicamente explorada por atividades agrícolas, pelo processo de urbanização e, mais recentemente, pela instalação de parques eólicos”.
Para realizar o projeto foi necessário o contato com a prefeitura do município de Lagoa Nova, por meio da secretaria de Meio Ambiente e com as duas principais escolas do município e a parceria com dois hortos, sendo um do município de São José do Seridó e o outro do município de Lagoa Nova, além do mapeamento da Serra e das áreas admissíveis de arborização.
As atividades de arborização na serra
Após as ações educativas sobre as condições Climáticas, hídricas e ambientais da serra, foram realizadas as campanhas para o trabalho da arborização feitas em áreas públicas (praças e ruas) de Lagoa Nova e dentro das escolas envolvidas. Além disso foram plantadas espécies nativas e frutíferas, como: Moringa, Jucá, Caibreira, Pau D’arco, Tamarindeira, Mangueira, Acerola e a Azeitona Preta. Os alunos das escolas e a prefeitura do município ficaram responsáveis pelos cuidados com as mudas plantadas, mesmo assim, a equipe do LAHICC, fazia as visitas necessárias das ações.
Nesse período, foram realizadas 10 atividades no município durante o ano de 2019, envolvendo temas da Climatologia, Hidrografia e temas ligados a conservação e preservação do meio ambiente. Além de aulas públicas, palestras, grupos de debate, e oficinas. Participaram da equipe alunos e professores da UFRN, sendo oito docentes da UFRN, três discentes bolsistas do programa e 15 discentes voluntários, além de cinco docentes da rede pública de ensino.

Comentários