Modelos físico-matemáticos são destaques no Dia do Físico


por Agecom
Nesta terça-feira, 19, se comemora o Dia do Físico. Para celebrar, algumas entidades realizaram em nível nacional uma série de mesas redondas e atividades comemorativas, todas elas no ambiente virtual devido ao isolamento em decorrência do novo coronavírus. O Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN) organizou uma ação nas redes sociais em homenagem aos pesquisadores dessa área. Um dos temas muito abordados neste momento é sobre os modelos físico-matemáticos que têm ajudado os órgãos de governo e de saúde no mundo a tomarem decisões importante que salvam vidas.
O astrofísico José Dias do Nascimento, do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE/UFRN), foi um dos convidados da Sociedade brasileira de Física (SBF) para falar sobre esse tema em entrevista à jornalista Joice Santos. No bate-papo, ele abordou sobre os modelos físico-matemático na ciência global e no enfretamento da Covid-19, fazendo uma costura entre técnicas da física que passam do big-data até os métodos de busca de soluções de equações diferenciais.  
“Independente de áreas específicas de cada um, somos físicos e estamos acostumados a resolver problema pensando em quais são os efeitos fundamentais e aqueles que podem ser descartados. Observamos a natureza e aplicamos leis universais e princípios fundamentais. Desta forma, com nossas equações ajudamos ‘o pensar’ do mundo construindo e interiorizando não somente uma retórica, mas também uma oratória sobre a Natureza e seus fundamentos” destacou.
O modelo físico-matemático proposto por José Dias, em parceria com os cientistas Wladimir Lyra, Leonardo Almeida, Ion Garcia Mascarenhas e Ricardo Valentim, disponível no site covid.lais.ufrn.br, é um exemplo de como a física pode colaborar com a saúde em tempos tão complexos como o atual. Este trabalho foi também explicado em vídeo, devido sua complexidade, nem sempre compreendido pela população. A mídia foi produzida pela Secretaria de Educação a Distância (SEDIS) e do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Sociedade Brasileira de Física (SBF).
A Revista Brasileira de Jornalismo Cientifico, Com Ciência, da SBPC, publicou uma reportagem no último dia 10, tratando desse tema. Durante a Marcha Virtual pela Ciência, no dia 7, o painel virtual “Físicos e a Pandemia”, organizado pela SBF, também contou com essa abordagem, novamente realizada pelo professor José Dias. Para ver o debate, basta clicar no link. Dias destaca que as equações fundamentais são as mesmas em diferentes sistemas dinâmicos, sejam eles físicos, astrofísicos ou biológicos e possuem comportamentos globais parecidos. Por isso os físicos possuem esta facilidade de trânsito entre áreas.
História do dia

Segundo a SBF, a data 19 de maio é uma alusão à 1905, o chamado “Ano Miraculoso de Einstein”. Nesse ano, o físico Albert Einstein publicou quatro artigos de grande impacto, incluindo a Teoria da Relatividade. Por conta disso, em 2005, a Unesco decretou o centenário do Ano Miraculoso como “Ano Internacional da Física”.

Comentários