Serviço Social debate impactos do isolamento social na vida das mulheres


O Departamento de Serviço Social (Desso), do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), da UFRN, realiza nesta terça (28), o debate “Os impactos do isolamento social na vida das mulheres: uma análise a partir do contexto italiano e brasileiro”, às 15h, através do Instagram do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte (Cress/RN).
A mesa-redonda virtual contará com a participação das professoras Valeria Corossacz (Università degli Studi di Modena) e Ilidiana Diniz (Desso/UFRN), que debaterão os principais desafios enfrentados pelas mulheres durante o período de isolamento social com análises de dados da Europa e América Latina.

Para a professora Ilidiana Diniz, o debate é importante porque mulheres no mundo todo, vêm sofrendo os impactos da pandemia seja por intermédio do aumento da violência doméstica, pela sobrecarga do trabalho no interior das casas, do cuidado com os/as filhos/as, idosos e doentes. “Para as mulheres trabalhadoras, que na sua maioria estão em trabalhos precarizados, principalmente as empregadas domésticas que compõe majoritariamente a força de trabalho no Brasil esse momento tem sido perverso, as faxineiras e diaristas, estão sendo dispensadas sem nenhum direito e ou remuneração. É um contexto extremamente complexo para as mulheres e danoso do ponto de vista físico, emocional, social”, destaca.

Comentários