Escola de Música da UFRN lança podcasts do projeto Música Viva


Hellen Almeida de Agecom
A música sempre foi uma aliada da saúde mental e física. Ela tem o poder de acalmar, criar vínculos, auxiliar a movimentar o corpo, fortalecer a memória e incentivar o aprendizado, entre vários outros benefícios. Durante o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, a Escola de Música da UFRN reedita um projeto de extensão para disseminar a música de concerto. A partir desta segunda-feira, 13, o programa Música Viva está disponível em formato podcast na plataforma Anchor.
Realizado entre os anos de 2006 e 2014 e transmitido pela Rádio Universitária FM (FMU), o programa Música Viva apresenta em cada edição uma temática diferente. A do primeiro podcast é Formas de Ouvir. Segundo o professor da EMUFRN, Marcus Varela, cada podcast vai apresentar comentários, informações e músicas que orientam a apreciação e revelam as muitas faces da música de concerto e da criação musical de diversas épocas e estilos. 
Ao todo, serão disponibilizados 146 podcasts, sendo um lançamento por dia. Entre os temas a serem apresentados, estão a História da MúsicaTrilhas de CinemaMulheres CompositorasContos de Fada e Canto dos Pássaros. O programa Música Viva foi idealizado pelos professores Marcus Varela e Danilo Guanais. O professor Alexandre Maiorino está organizando os conteúdos para os podcasts, com o objetivo de dar fluência ao material que tem como base fontes diversas, como livros, sites ou gravações.

Ao acessar a plataforma Anchor, o ouvinte pode escutar o programa Música Viva em outros espaços, como no Spotify.

Comentários