Com as bibliotecas fechadas, acesse o livro eletrônico gratuito!


Como consequência das medidas tomadas contra a pandemia do coronavírus muitas instituições culturais estão fechadas e, entre elas, grande parte das bibliotecas brasileiras. Assim, o acesso ao livro eletrônico passou a ser uma necessidade vital para aqueles que estão obrigados a ficarem em quarentena em casa. Para os leitores assíduos é um enorme sacrifício.

Assim, na lista a seguir, estão incluídos alguns sítios da internet que permitem o download gratuito de livros, notadamente aqueles de literatura.

Uma boa leitura!


1. Biblioteca Virtual de Literatura. URL: <http://www.biblio.com.br/> http://www.biblio.com.br/ **Com títulos de domínio público e variedade de opções em língua portuguesa.

2. Biblioteca de livros digitais do Plano Nacional de Leitura. URL: <http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/>
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/ **Para as crianças também há alternativas. No sítio do <http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/> Plano Nacional de Leitura, de Portugal, é possível fazer uma busca dos livros por idades (dos 5 aos 14 anos), em formato digital e áudio livro. A oferta temática é muito variada, de ficção à poesia.

3. Biblioteca Digital Luso-Brasileira. URL: <https://bdlb.bn.gov.br/> https://bdlb.bn.gov.br/ **Iniciado em fevereiro de 2014, pelas bibliotecas nacionais do Brasil e Portugal, com o objetivo de coordenar os esforços de digitalização e de colocar disponível num mesmo ponto de acesso todo o acervo digital das duas instituições. O acervo possui mais de 2 milhões de documentos, sob domínio público, de várias épocas e géneros. Entre eles, a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, de 1572.

4. <http://www.wdl.org/pt/> Biblioteca Mundial Digital. URL: <https://www.wdl.org/pt/https://www.wdl.org/pt/ **Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Com sistema de busca também em português.

5. <http://www.culturabrasil.org/download.htm> Cultura Brasil. URL: http://www.culturabrasil.org/download.htm>
http://www.culturabrasil.org/download.htm **Com acervo de vários assuntos; não possui catálogo automatizado e é preciso identificar o item desejado numa enorme lista.

6. Free-e-books. URL: <https://portugues.free-ebooks.net/https://portugues.free-ebooks.net/ **Após o cadastramento o usuário pode livros de ficção, romance, mistério, negócios, autoajuda.

7. Google Livros. URL: <https://books.google.com/?hl=pt-BR> https://books.google.com/?hl=pt-BR **Permite pesquisar e visualizar livros gratuitos. É uma opção interessante mesmo para os livros pagos, pois se tem acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.

8. Guia de Educação. URL: <https://canaldoensino.com.br/blog/category/livros-gratis> https://canaldoensino.com.br/blog/category/livros-gratis **Portal dedicado a educação, lançado em janeiro de 2012, disponibiliza mais de dois mil livros de domínio público, vídeo aulas, bem como conteúdo sobre redes sociais na educação.

9. <http://openlibrary.org/> Open Library. URL: <https://openlibrary.org/https://openlibrary.org/ Projeto do Internet Archive, iniciado em 1996, que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em inúmeros idiomas, incluindo 261 obra em português.

10. Portal Domínio Público. URL: <http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp> http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp **Lançado em novembro de 2004, com o objetivo de “compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral” (Missão). Conta com um acervo de mais de 174 mil documentos. Excelente para as obras que estão em domínio público das literaturas brasileira e portuguesa.

11. Projeto Adamastor. URL: <http://projectoadamastor.org/catalogo/> http://projectoadamastor.org/catalogo/ **Biblioteca digital de obras literárias em domínio público, disponibilizadas de forma gratuita, sem restrições. Estão <http://projectoadamastor.org/> lá, por exemplo, Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano, A Ilustre Casa de Ramires, de Eça de Queirós, O Livro de Cesário Verde, Dom Casmurro, de Machado de Assis, entre muitos outros clássicos. Pode-se filtrar os registros do catálogo por coleção, gênero e/ou autor.

12. Projeto Gutenberg. URL: <https://www.gutenberg.org/catalog/> https://www.gutenberg.org/catalog/ **A
<https://www.gutenberg.org/wiki/PT_Principal> plataforma digital, criada em 1971 pelo escritor e bibliotecário norte-americano Michael S. Hart (a mais antiga biblioteca digital do mundo) oferece mais de 61 mil livros eletrônicos gratuitos. O projeto funciona de forma colaborativa, reunindo voluntários de 150 países. Os livros em língua inglesa estão em maioria, mas existem várias centenas em português, de vários temas, épocas e autores.

13. Universidade de São Paulo. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. URL: <https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1>
https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1 ** Projeto criado para abrigar e integrar a Brasiliana reunida ao longo de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e doada, por ele, sua esposa Guita e seus filhos, à USP. Com o seu conjunto de livros e manuscritos, é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular. São cerca de 17.000 títulos, ou 40.000 volumes: obras de literatura brasileira (e portuguesa), relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários (originais e provas tipográficas), periódicos, livros científicos e didáticos, iconografia (estampas e álbuns ilustrados) e livros de artistas (gravuras). A busca pode ser feita por tipo do documento, ano de publicação, autor, título da obra e assunto.

14. Universidade Federal de Santa Catarina. Biblioteca Digital de Literatura. URL: https://www.literaturabrasileira.ufsc.br/?locale=pt_BR **Projeto que provê acesso ao texto integral de 683 obras literárias do Brasil e de Portugal. O seu banco de dados cadastrou 78 mil obras de 21 mil autores. A pesquisa pode ser feita pelo nome ou pseudônimo do autor, data de publicação, editora, gênero literário e idioma do texto.

-----------------------
e-Comunicação UFRN: este sistema permite a comunicação entre a UFRN e sua comunidade universitária, divulgando as notícias e comunicados da instituição.

Comentários