CURSO DE EXTENSÃO: FORMAÇÃO LEGISLATIVA: PROMOÇÃO DA CIDADANIA E EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão CR070: FORMAÇÃO LEGISLATIVA: PROMOÇÃO DA CIDADANIA E EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.

Efetue a sua inscrição de acordo com a sua modalidade: estudante (estudantes de graduação - necessita encaminhar no final um arquivo com algum documento que comprove essa situação), profissional (vereadores, assessores parlamentar, funcionários do poder legislativo) e usuário externo (demais pessoas interessadas no tema).

Após confirmar sua inscrição, imprima a GRU e pague-a até o prazo indicado.

Enviar o comprovante de pagamento para o e-mail ufrn.extensao@gmail.com ou foto do comprovante (legível) para o whatsapp +55(84)99948-8945.

CURSO DE EXTENSÃO CR070-2016
TÍTULO: FORMAÇÃO LEGISLATIVA: PROMOÇÃO DA CIDADANIA E EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.
CARGA HORÁRIA: 60H
TIPO: CAPACITAÇÃO
MODALIDADE: À DISTÂNCIA
PÚBLICO-ALVO: Vereadores, Assessores Parlamentares, Funcionários de Câmaras Municipais, Estudantes, Candidatos a Vereador, Lideranças Políticas, etc

RESUMO
O curso de Extensão FORMAÇÃO LEGISLATIVA: PROMOÇÃO DA CIDADANIA E EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA objetiva uma melhor compreensão do funcionamento das casas legislativas, entendendo como o Poder Legislativo se faz presente na sociedade promovendo a cidadania no exercício da democracia.
O participante entenderá melhor os conceitos básicos sobre Gestão de Projetos e Administração do Tempo, bem como sobre Cerimonial e Protocolo como elemento estratégico para manutenção e fortalecimento da imagem do parlamentar.

OBJETIVOS GERAIS
Compreender melhor o funcionamento das casas legislativas, entendendo como o Poder Legislativo se faz presente na sociedade promovendo a cidadania no exercício da democracia.
Entender melhor os conceitos básicos sobre Gestão de Projetos e Administração do Tempo, bem como sobre Cerimonial e Protocolo como elemento estratégico para manutenção e fortalecimento da imagem do parlamentar.

PROGRAMAÇÃO

Módulo 1 – O Papel do Legislativo
Essencial para o funcionamento de qualquer regime democrático, o Poder Legislativo estabelece um elo entre o povo e seus representantes. Esse Poder do Estado trabalha para que todos os brasileiros sejam cidadãos livres, com direitos, garantias e deveres.

Módulo 2 – Responsabilidade Política
Apresenta um conjunto de estratégias e ações que compõe o serviço de quem acompanha um parlamentar, qualificando-o para atender às demandas de um gabinete não só na perspectiva de “marketing eleitoral”, mas também na promoção da cidadania e no exercício da democracia.

Módulo 3 – Gestão de Projetos
No trabalho e no estudo, bem como em outros espaços da vida, faz-se indispensável o planejamento dos caminhos necessários para alcançarmos objetivos. Em linhas gerais, isso é projeto. Este módulo apresenta conceitos básicos sobre o assunto e a influência da estrutura organizacional durante o processo de concepção e de elaboração de um projeto. Conhecer esses aspectos é fundamental para que possamos avaliar os melhores caminhos para alcançarmos nossos objetivos e também os de nossas instituições.

Módulo 4 – Administração do Tempo
Muitos de nós, com tantas atividades que nos são impostas, temos a impressão de que o tempo está mais curto, isto é, insuficiente para fazermos as coisas que realmente precisamos, ou mesmo as que gostamos. As razões para que tenhamos esta sensação são muitas, mas este módulo nos ajuda a perceber que organizando melhor nossas atividades podemos fazer um uso mais eficiente do nosso tempo e melhorar nossa qualidade de vida. Para isso, são apresentados recursos e métodos que podem nos auxiliar nessa nem sempre tão fácil tarefa de administrar o tempo.

Módulo 5 – Cerimonial e Protocolo
Sabemos que a construção e a manutenção da imagem do parlamentar é elemento estratégico do mandato. A participação parlamentar em solenidades é um momento adequado para o fortalecimento desta imagem. Para dar condições à assessoria parlamentar de cumprir este papel, o curso de Cerimonial e Protocolo conceitua os principais elementos para compreender a organização de solenidades oficiais estabelecendo a interface entre cerimonial e etiqueta comportamental.

RESULTADOS ESPERADOS
Capacitação de Vereadores, Assessores Parlamentares, Funcionários de Câmaras Municipais, Candidatos a Vereador, Lideranças Políticas e Estudantes, bem como qualquer cidadão, sobre como o Poder Legislativo se faz presente na Sociedade, promovendo a Cidadania no exercício da Democracia.

Comentários