NOVA PLATAFORMA DA KHAN ACADEMY, TOTALMENTE TRADUZIDA PARA O PORTUGUÊS

Estudantes e professores brasileiros contarão, a partir de janeiro de 2014, com um grande aliado no ensino e aprendizado de matemática. A nova plataforma do projeto Khan Academy foi totalmente traduzida para o português, incluindo mais de mil vídeos e 100 mil exercícios, além de diversos relatórios para pais, professores e tutores. A chegada desse conteúdo no Brasil é resultado da parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com o apoio do Instituto Península, Instituto Natura, Fundação Telefônica e ISMART.

O grande diferencial da nova ferramenta é que ela se adapta a cada usuário, permitindo que os alunos aprendam matemática no seu próprio ritmo. Em seu primeiro acesso, os estudantes fazem um pré-teste, que identifica as habilidades que eles já dominam e o nível de proficiência. A partir dos resultados, a plataforma recomenda, de forma personalizada, os próximos exercícios e conteúdos que deverão ser trabalhados. Os estudantes só avançam para uma nova habilidade quando já estão proficientes em determinado conteúdo. Para cada atividade, há medalhas e insígnias que podem ser conquistadas, colecionadas e até compartilhadas pelo Facebook.

Além disso, todo o desenvolvimento dos estudantes pode ser monitorado por um tutor – pai ou professor, por exemplo, que acompanha o aluno em detalhes: a quantos vídeos ele assistiu, quantos exercícios fez, em que pontos teve mais dificuldades, que conteúdo precisou de mais ou menos tempo para dominar. Dessa forma, é possível orientar e apoiar cada criança, com um rico entendimento de quais são seus pontos fortes e seus maiores desafios.

Esse é um dos maiores ganhos que a plataforma oferece para o uso em diversos contextos, em especial nas escolas. Com o acesso a todas as informações sobre os alunos, professores podem fazer intervenções precisas e ganhar tempo orientando mais de perto, por exemplo, alunos que precisam mais de sua ajuda, enquanto outros, que têm mais facilidade nos conteúdos, avançam com maior autonomia. "Parcerias em projetos de inovação pedagógica, como a plataforma do Projeto Khan Academy, possibilitam a atualização das escolas para a melhoria contínua do ensino, proporcionando uma aprendizagem mais personalizada e colaborativa por meio do uso das tecnologias”, ressalta Pedro Villares, diretor-presidente do Instituto Natura, uma das organizações apoiadoras da iniciativa.

Conteúdo disponível
Até este ano, a plataforma de exercícios da Khan Academy estava disponível apenas para estudantes que dominam a língua inglesa. Traduzi-la para o português dá a oportunidade para estudantes de todo o país aprenderem matemática com essa metodologia, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.
Num primeiro momento, a plataforma traz exercícios de matemática, que permitem praticar desde aritmética básica (como adição e subtração) até conteúdos mais avançados, como estatística e cálculo. A plataforma Khan Academy também traz vídeos de diversos outros campos do conhecimento, como física, química e biologia, que já vêm sendo traduzidos pela Fundação Lemann e parceiros – trabalho que terá continuidade no ano que vem.

http://www.institutonatura.org.br/ultimas-noticias/nova-plataforma-d a-khan-academy-totalmente-traduzida-para-o-portugues-estara-disponivel-em-2014/< br>



Fonte: Instituto Natura

Comentários