segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

E-book gratuito com pesquisas de tutores e educadores do Redefor


E-book gratuito com pesquisas de tutores e educadores do Redefor: Obra reúne doze artigos que refletem sobre a prática do ensino da Língua Inglesa

Dividir experiências vividas ao longo da especialização em Língua Inglesa; refletir sobre o trabalho de orientadores educacionais, coordenadores e especialistas; pesquisar o processo de ensino e aprendizagem dos professores cursistas; verificar o crescimento dos educadores e analisar as práticas na rede pública do estado de São Paulo. Foram esses os objetivos das doze pesquisas desenvolvidas pela equipe de tutores de Inglês do programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor).

Os trabalhos foram reunidos no e-book "Redefor: Reflexões e Práticas de Ensino de Língua Inglesa na Rede Pública do Estado de São Paulo”, sob a organização da coordenadora do curso, Mariangela Braga Norte, que recebeu o apoio da equipe do Núcleo de Educação a Distância da Unesp (NEaD) para a produção e lançamento do livro digital.

Disponível para download gratuito na Unesp Aberta (plataforma de cursos on-line e livres da Universidade acessada pelo endereço www.unesp.br/unespaberta), a obra também avalia os passos de um curso de especialização semipresencial e verifica os pontos positivos e negativos dessa experiência. "Queremos mostrar que a EaD no Brasil é tão eficiente como em outros países que a utilizam e achamos importante divulgar nossas pesquisas como forma de contribuir para novos questionamentos e experiências na modalidade”, explicou Mariangela.

Segundo ela, a Educação a Distância tem demonstrado resultados importantes no que diz respeito a qualidade do ensino e tem feito os educadores refletirem sobre novos paradigmas e sobre as novas atribuições do professor. Nesse sentido, divulgar e discutir a prática é muito importante para a proposição de novos caminhos que busquem a melhoria das ações docentes dentro e fora da sala de aula.

O e-book destaca, ainda, o papel do orientador educacional, que é promotor, articulador, mediador e gerenciador de práticas educativas a distância, além de ser um agente de suporte dos alunos e a ponte que faz toda a interação entre discentes x conteúdos x discentes x especialistas e coordenação.

Para Mariangela, que atuou como coordenadora da especialização em Língua Inglesa do Redefor nas duas edições já realizadas do curso, realizar um trabalho como esse é mais uma forma de aprendizado do que de gerenciamento. "É mais mediar do que encher o balde, é compartilhar conhecimentos e saberes, é crescimento profissional e pessoal e reflexão sobre nossas ações como formadores em todos os âmbitos.”

O prefácio do livro digital foi assinado pela professora Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, que atua como coordenadora acadêmica do programa na Unesp. Ela explicou que as análises e discussões apresentadas nas pesquisas devem fazer parte de estudos que envolvam outras áreas do conhecimento, pois permeiam a melhoria da prática docente. "A busca pela aplicação de métodos de ensino e aprendizagem mais atrativos e eficazes em sala de aula deve ser constante, e por isso convido a todos a contemplarem os trabalhos que apresentamos nesta belíssima obra”.

Para fazer o download do e-book "Redefor: Reflexões e Práticas de Ensino de Língua Inglesa na Rede Pública do Estado de São Paulo”, basta acessar o endereço http://barnard.ead.unesp.br/course/view.php?id=387. É importante ressaltar que só é possível visualizar a obra após efetivar a inscrição e/ou login na Unesp Aberta.

http://www.unesp.br/nead/



Fonte: Esteta - EDUCAÇÃO Soraia Marino - NEaD/Unesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário