Seridó Visual




Etá no ar o site http://www.cerescaico.ufrn.br/seridovisual/ que disponibiliza informações sobre pintores e escultores do Seridó. O projeto se chama "Seridó Visual". 

CONHEÇAM OS ARTISTAS DO SERIDÓ POTIGUAR E SUA PRODUÇÃO!





Comentários

  1. Seridó Visual

    Segundo Julian Bell a “obra de arte é uma narrativa”. Na esteira desse pensamento nas últimas décadas os historiadores tem se debruçado mais diretamente sobre a análise de obras artísticas como instrumento para entender um tempo e um espaço.

    A cultura local, também está eivada de significações, que aparecem na obra através das sensibilidades de artistas que de alguma forma são intérpretes de seu espaço identitário e cultural. Entender a arte, e no caso deste projeto, a pintura e escultura de produtores/agentes da região do Seridó Potiguar é também possibilitar uma nova leitura sobre as diversas identidades presentes nas manifestações individuais ou coletivas de homens e mulheres que tem no semiárido sua janela para o mundo... seu quintal de aferição de seu entorno.

    O que se destaca neste projeto é a busca por uma possível estética seridoense. Conhecer e catalogar os artistas plásticos e buscar conexões entre suas produções pode ajudar no reconhecimento de um fazer artístico único, ou de qualquer forma, de uma arte que se liga as diversas manifestações da arte brasileira.

    Buscar o entendimento de uma estética local em relação à produção nacional constitui um dos objetos de pesquisa do historiador, além do que refere importante aspecto de construção do conhecimento no campo do ensino e da formação, já que possibilita uma maior aproximação com a arte local, ainda de certa forma afastada das discussões acadêmicas mais amplas.

    Estes debates e discussões acontecerão no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. Ir ao encontro destes artistas locais, catalogar sua obra, conhecer suas histórias, produzir um site que possa ser utilizado na universidade, mas também como material de apoio para professores do ensino fundamental e médio das cidades que compõe o Seridó Potiguar, são estratégias que objetivam viabilizar a realização de atividades que contribuam para o fortalecimento do ensino, ao mesmo tempo em que possibilita a formação no campo da História da Arte e da História Cultural, e nesse sentido ensino e pesquisa em estreito diálogo com a extensão, campo de encontro entre o conhecimento legitimado pela academia é referendado através das práticas dos sujeitos e atores sociais.

    As outras cidades do Seridó Potiguar que não constam neste site ainda poderão ser incluídas. Não o foram até o momento porque os órgãos de cultura destas cidades não informaram os contatos de seus artistas, mesmo com enorme insistência. Da mesma forma que artistas individualmente podem entrar em contato pelo e-mail lourivalandradejr@yahoo.com.br para serem incluídos. Ou seja, este projeto estará sempre em aberto aguardando mais contatos.

    Prof. Dr. Lourival Andrade Júnior - Coordenador

    Clara Manuella de Souza Guerra - Bolsista de Iniciação Científica



    ResponderExcluir

Postar um comentário