PALESTRA - NANOMAGNETISMO: A CIÊNCIA E AS APLICAÇÕES DE MAGNETISMO NAS NOSSAS VIDAS

Dia: 27 de outubro
Horário: 9h às 11h

Público Alvo:  alunos da Licenciatura em Física, bem como alunos dos outros cursos do polo, estudantes do segundo grau da região e demais pessoas interessadas no tema.

Resumo

Materiais magnéticos e fenômenos magnéticos estão incorporados em serviços e produtos de grande impacto nas nossas vidas: nos computadores pessoais, em exames de ressonância magnética de grande importância na medicina, na certificação de pinturas, e no tratamento de tumores sólidos de câncer, entre outras coisas. Há estudos para o desenvolvimento de nano-osciladores para antenas, de sistemas de alta eficiência para veiculação de remédios sem toxicidade, de sistemas para tratamento de água e para aceleração da germinação de sementes, e de refrigeradores magnéticos, sem compressão de gás e sem qualquer chance de causar danos ambientais. Grandes descobertas foram feitas por brasileiros e são hoje usadas ao redor do mundo.

Na palestra apresentamos um breve relato da história recente, das aplicações atuais e dos projetos em curso para o desenvolvimento de novos produtos baseados em sistemas magnéticos. Nesse contexto apresentamos os resultados científicos pioneiros do Grupo de Magnetismo da UFRN.

Pretendemos mostrar que a ciência e a tecnologia andam de mãos dadas. Que o que você ensina e aprende na escola, desde os primeiros dias até a Universidade, é a base de tudo que poderá alcançar. Que estudar é o melhor investimento pessoal.


Palestrante: Prof. Dr. Artur da Silva Carriço
Graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1977) e doutorado em Física Teórica - University of Oxford (1985), Pós-Doutorado em nanomangetismo, University of Colorado (1991), Pós-Doutorado em nanoferroeletricidade, University of Colorado (1992). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, líder do Grupo de Magnetismo e Materiais Magnéticos.
Link para o currículo na plataforma Lattes é: http://lattes.cnpq.br/6531644101364783)

Comentários

Postar um comentário