OBMEP: CONTAGEM REGRESSIVA PARA APLICAÇÃO DA 1ª FASE



    A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é dirigida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, e promovida pela Ministério da Educação – MEC em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI. Sua primeira edição ocorreu em 2005, mas apesar do nome, as escolas privadas foram incluídas a partir da 13ª edição (2019), com intenção de garantir que todas as escolas brasileiras tenham acesso a material de qualidade, promovendo a Matemática.

    A aplicação da 1ª fase ocorrerá no dia 04 de junho, nesta etapa, os estudantes – do 6º ano do fundamental ao último ano do ensino médio, farão uma prova objetiva, de caráter eliminatório, composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha que abordam problemas das variadas áreas da matemática de forma significativa. Segundo os organizadores, os objetivos são: 

- Estimular e promover o estudo da Matemática;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

    A novidade é que a partir da 18ª edição, houve um aumento significativo no número de premiações. Além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata e bronze oferecidas em nível nacional, também foram distribuídas, pelo menos, outras 20,5 mil medalhas regionais.

    

 

 E se tratando da premiação regional, o aluno da Escola Municipal Professor Humberto Gama, em Currais Novos, Gabriel Henrique Silva Martins Araújo foi um dos três medalhistas de ouro norte-rio-grandense.

    Gabriel, que já havia recebido menções honrosas em edições passadas, diz que “a medalha representa o reconhecimento do seu esforço e te lembra que você tem capacidade para alcançar algo muito maior do que as pessoas pensam que é possível, por isso ela é de grande importância para mim”.


    Os participantes premiados podem participar do Programa de Iniciação Científica Jr. – PIC. O programa é conduzido por professores de todo o país e os estudantes podem participar tanto como voluntários quanto como bolsistas. Para aqueles que desejam se preparar para a 19ª edição (2024) da OBMEP, é possível ter acesso aos materiais preparatórios e avaliações das edições passadas de forma gratuita, basta acessar: www.obmep.org.br


     A OBMEP é o reflexo de como a matemática tem se revelado importante em nosso país. A partir deste projeto é possível descobrir novos talentos, promover a matemática e unir pessoas por meio desta ciência.


FONTES:
https://www.obmep.org.br/index.htm
https://tcmnoticia.com.br/estado/aluno-de-escola-publica-de-currais-novos-conquista-medalha-de-ouro-na-olimpiada-de-matematica/
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/obmep.htm

 

Hércules Oliveira

Tutor Presencial dos cursos de Matemática e Física

Polo UAB de Currais Novos / UFRN

Comentários