Dezembro Verde: um chamado à consciencia e ao amor pelos animais

A campanha Dezembro Verde tem como foco conscientizar a sociedade sobre o abandono e os maus tratos aos animais, especialmente durante o período festivo de fim de ano. Este mês é marcado por um aumento do abandono de animais, pois muitas pessoas que viajam nas férias acabam deixando seus pets para trás, seja por fata de planejamento ou por não considerar as necessidades dos bichinhos. A cor verde simboliza a luta pelos direitos dos animais e a campanha busca promover a posse responsável, incentivando a adoção de animais abandonados e a castração para controlar a população de animais de rua. 

             Diversas ações são realizadas por ONGs, ativistas e protetores. O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância de tratar os pets com amor e dignidade, além de chamar a atenção para políticas públicas que protejam esses inocentes. Destacamos algumas atividades de extrema importância:

1. Campanhas de castração:  Muitas ONGS, clínicas veterinárias e algumas vezes, o poder público fazem parcerias e oferecem serviços de castração a preços reduzidos ou até gratuito para incentivar a população a praticar essa importante medida.

2. Educação e conscientização: A campanha promove palestras, workshops e divulgações nas redes sociais para informar as pessoas sobre os benefícios da castração e da adoção responsável.

3. Adoção de Animais: incentivar a adoção de animais abandonados é uma parte fundamental da campanha, ajudando a reduzir o número de cães em abrigos.

4. Denúncia de maus-tratos (Lei 9605/98): Dezembro Verde também serve para lembrar as pessoas sobre a importância de denunciar casos de maus tratos e abandono..

 Em Currais Novos essas campanhas acontecem o ano todo, pois existem pessoas que lutam ativamente em prol da Causa Animal: ativistas e protetores que se dedicam a resgatar, cuidar e promover a adoção de animais em situação de vulnerabilidade. Destaco o trabalho de amor do casal Ana Maria e Geronildo Valentim, que há 18 anos se comprometeu a fazer a diferença na vida dos animais, dedicando seu tempo e esforços para promover a proteção e a adoção responsável.  Eles se tornaram referência e inspiraram outras pessoas a se envolverem na causa, surgindo assim a Associação de Proteção Animal de Currais Novos, com mais de 50 animais sobre a sua responsabilidade. A Associação sobrevive da ajuda e doações, com página ativa no Instagram: https://www.instagram.com/associacaod_protecaoanimal?igsh=NzIzZXYyamd6M3V1 

Diariamente buscam melhorar e dar qualidade de vida aos seus resgatados e aos de rua, ajudando também tutores de baixa renda a cuidar dos seus pets com doação de alimentos, medicamentos e ração, vivenciando assim, o verdadeiro evangelho pregado por Jesus Cristo: o amor ao próximo!







Francisca das Chagas de Oliveira (Chaguinha)
Tutora presencial de Pedagogia e Letras do Polo UAB de Currais Novos
Licenciada em Pedagogia,
Pós graduada em Língua Inglesa  (UFRN)
Mãe de seis doguinhos: Juninho,  Charlô, Chloe, Sophia, Vivi Queiroz e Cacá José. 🐾❤️

Comentários

Postar um comentário