Polo UAB de Currais Novos: um espaço de transformação e construção profissional - Relato do nosso ex-tutor Bernardino Galdino

 

    Formado em História desde 2006 e sem atuar na área decidi em 2015 reaproximar-me da academia, e foi pela atuação enquanto tutor da educação a distância que resolvi começar.

    Chegando ao polo, após passar na seleção para tutor presencial do curso de História, logo me encantei pelo formato do curso e pelo trabalho desenvolvido no polo. Lá, além de orientarmos nossos alunos quanto ao uso da plataforma moodle, calendário acadêmico e conteúdos das unidades curriculares, desenvolvíamos também o espírito de colaboração, de participação e aprendizado mútuo, que de forma orientada e conduzida pela gestão do polo fazia do ambiente um lugar de crescimento pessoal e profissional.

    Sim, o polo da educação distância da UFRN de Currais Novos é um lugar que vai além dos objetivos educacionais pelos quais se propõe, sendo também um lugar de construção de laços afetivos que alimenta amizades para além do fim dos trabalhos com a formação das turmas, no decorrer dos semestres.


    Assim, foi naquele espaço que construí uma nova perspectiva profissional, e foi lá que vivi minhas maiores conquistas profissionais: em 2016 com o meu acesso ao mestrado em Educação, 2019 com a ascensão ao doutorado em Educação (naquele ano eu não estava como tutor presencial, mas atuando enquanto tutor a distância pela mesma instituição).

    Porém, o polo tem como característica marcar aos que passam por ele e fazer com que queiramos voltar. Foi nesse sentido que em 2022 voltei enquanto tutor presencial do curso de pedagogia, ficando lá por apenas um semestre, quando mais uma vez pude compartilhar com meus colegas de trabalho, lá no polo, a alegria da minha aprovação no concurso para professor do magistério superior na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, lugar que atualmente me constituo docente. Essa docência construída a muitas mãos, pelos meus professores no decorrer da minha formação inicial e continuada, e também, pelas relações estabelecidas nos ambientes de trabalho, e com destaque para o polo Currais Novos, pois lá, na vivência com colegas da história, pedagogia, ciências biológicas, química, física e administração pública, e no fluxo formativo que a troca de saberes interdisciplinares proporciona, certamente houve contribuição para o que eu sou hoje, enquanto ser humano e enquanto professor.

  

    Assim, não poderia deixar de mencionar mais uma vez a importância desse lugar (Polo EAD da UFRN de Currais Novos) de formação na vida, não só dos estudantes das licenciaturas, bacharelado e pós-graduação, mas na vida dos profissionais que por ali transitam e constroem saberes, elaborando e reelaborando suas concepções em torno da ciência e da produção do saber científico.

Um afetuoso abraço,
Dr. Bernardino Galdino de Sena Neto - Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas e Letras DCHL-UESB e ex-tutor do curso de História e Pedagogia/SEDIS UFRN

Comentários